Uma clínica com atendimento humanizado, feito para cuidar da sua saúde e de sua família.

17 3214-4246
Rua Angeolino Caseli, 389
Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

Recent Posts
Image Alt

Endorp

Por que os casos de câncer colorretal estão aumentando?

Nos últimos dias, houve uma repercussão muito grande por parte da mídia, de pacientes famosos diagnosticados com câncer colorretal (CCR) ou vítimas dessa doença. Foi o caso da cantora Preta Gil, do rei Pelé e do ator americano Chadwick Boseman (Pantera Negra).

O CCR já é um tipo de neoplasia dominante, correspondendo a cerca de 10% da mortalidade relacionada ao câncer em todo o mundo.

Diante disso, este é um ótimo momento para discutirmos, baseados nas atualizações da literatura médica, as causas do aumento da incidência desse tipo de câncer no mundo, em especial, no Brasil. Continue a leitura e mantenha-se atualizado na área.

Incidência de CCR no Brasil e no mundo

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que entre o triênio de 2020-2022, mais de 20 mil homens e mulheres seriam diagnosticados com a doença a cada ano. Uma pesquisa realizada no país, mostrou que a incidência de CCR aumenta a partir dos 45 anos, com aumento do risco de 1,15% ao ano, ao longo dos 20 anos do estudo.

Segundo dados da International Agency for Research on Cancero CCR  é a terceira doença maligna mais comum no mundo, com quase 2 milhões de novos casos por ano.

Há um aumento considerável de câncer colorretal entre adultos jovens

Um estudo liderado por pesquisadores da American Cancer Society trouxe resultados assustadores sobre os jovens americanos. Na pesquisa, quando a idade é levada em consideração, nascidos em 1990 tem o dobro de risco de desenvolver câncer de cólon e, 4 vezes mais chances de ter câncer retal, quando comparados aos nascidos de 1950.

Esses números são preocupantes, uma vez que o aumento da incidência em jovens, é um indicador de carga futura da doença. De forma geral, o estudo mostrou que o risco de CCR voltou aos níveis daqueles nascidos no final do século XIX, onde os exames preventivos nem existiam.

Como explicar o aumento do número de casos de Câncer Colorretal no país?

Apesar do Brasil não ter dados ou pesquisas tão atualizadas quanto outros países de primeiro mundo, vários estudos mostram causas comuns no aumento da incidência de CCR, como:

  • Polimorfismos genéticos;
  • Alimentação ruim;
  • Inatividade física;
  • Alto consumo de álcool;
  • Tabagismo;
  • Obesidade.

No Brasil, um país de tamanho continental e grande desigualdade social, devemos ainda levar em consideração os fatores sociodemográficos e a diferença de atendimento e tratamento de saúde nas diferentes regiões do país.

O padrão alimentar do brasileiro é um dos piores do mundo

Apesar de haver muitas causas para o aumento da incidência de CCR no Brasil e no mundo, como discutido anteriormente, é importante relacionarmos esses números com a mudança alimentar do brasileiro. 

Um estudo que avaliou a evolução do padrão alimentar de mais de 185 países entre 1990 e 2018, traz resultados alarmantes para o país. O Brasil está entre os cinco países com a menor pontuação, consequência de um padrão alimentar rico em produtos industrializados e ultraprocessados.

Esses resultados nos mostram que é necessário mais campanhas educativas que priorizem os exames preventivos, assim como incentivam a escolha de um estilo de vida mais saudável. 

Você que é profissional da saúde, já percebeu o aumento de diagnósticos positivos para essa doença na sua prática clínica?

Mantenha-se sempre atualizado na área consumindo os conteúdos da Endorp nas redes sociais! 

Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fontes:

Kuipers EJ, et al. Colorectal cancer, Nat Rev Dis Primers. 2015.

Nascimento AQ, et al. Impact of sociodemographic factors and screening, diagnosis, and treatment strategies on colorectal cancer mortality in Brazil: A 20-year ecological study. PLOS ONE, 2022.

Rawla P, Sunkara T, Barsouk A. Epidemiology of colorectal cancer: incidence, mortality, survival, and risk factors. Przeglad gastroenterologiczny. 2019.

INCA. Câncer de intestino. Disponível em:https://www.inca.gov.br/assuntos/cancer-de-intestino.

Feng YL, et al. Dietary patterns and colorectal cancer risk: a meta-analysis. Eur J Cancer Prev. 2017.

Post a Comment