Entenda como o balão intragástrico é aliado dos pacientes com diabetes.
O tratamento da obesidade com o balão intragástrico tem muitos benefícios além da perda de peso.
A obesidade é um problema de saúde que vai além do aumento da gordura corporal, ele está relacionado a outras condições patológicas, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2.
No artigo de hoje, vamos compreender como um tratamento muito eficaz para obesidade, o uso do balão intragástrico, é eficiente tanto para a perda de peso, mas como a melhoria dos parâmetros metabólicos.
Obesidade e doenças metabólicas
Os efeitos nocivos da obesidade são causados tanto pelo acúmulo excessivo de gordura quanto principalmente pelo distúrbio metabólico do excesso de tecido adiposo.
Uma das consequências é a hiperglicemia que leva a uma sobrecarga do pâncreas, fazendo com que ele secrete muita insulina. Essa hiperinsulinemia por um período prolongado causa o que chamamos de resistência à insulina, onde ela perde sua capacidade de diminuir os níveis de glicose no sangue. Por isso, que existe essa relação direta entre obesidade e diabetes do tipo 2.
Dessa forma, a perda de peso é a melhor forma de reduzir os problemas relacionados à obesidade, devolvendo qualidade de vida ao paciente.
São muitas opções de tratamento para a obesidade, os quais são indicados de acordo com cada paciente. Entre elas, temos modificação do estilo de vida, terapia farmacológica, cirurgia bariátrica e o balão intragástrico.
Balão intragástrico, tratamento promissor para obesidade.
A colocação de balão intragástrico é um procedimento para perda de peso que envolve a colocação de um balão de silicone cheio de solução salina no estômago. Isso ajuda a perder peso, limitando o quanto você pode comer e fazendo você se sentir satisfeito mais rapidamente. A colocação de balão intragástrico é um procedimento minimamente invasivo, temporário e que não requer cirurgia.
A perda de peso com o uso do balão intragástrico, pode diminuir o risco de problemas de saúde graves potencialmente relacionados,como:
- Vários tipos de câncer;
- Doenças cardiovasculares;
- Diabetes do tipo 2.
É importante ressaltar a importância do paciente adotar novos hábitos de vida, como a nova alimentação e a prática de exercícios físicos,para a manutenção do peso após a retirada do balão.
Na Endorp, você encontra profissionais especializados no balão intragástrico Spatz.
▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico
Fonte: ELHADIDY, A. A.; MASHAL, S. The impact of intra gastric balloon as a treatment of obesity on pre-diabetes in obese persons. v. 57, n. 1, p. 110–112, 1 jan. 2021.
Intragastric balloon – Mayo Clinic. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/intragastric-balloon/about/pac-20394435>.