Entenda a relação entre afta e a doença celíaca: causas e tratamentos
Os sintomas mais conhecidos da doença celíaca, são os que envolvem alterações na digestão, como: diarréia, dor abdominal e perda de peso. No entanto, essa doença é muito mais do que um problema digestivo, elas podem causar outras alterações que são consideradas atípicas.
No blog de hoje, abordaremos a relação entre a doença celíaca e problemas bucais, como as aftas.
Continue lendo o blog para saber mais.
O que é a Doença Celíaca?
É um distúrbio gastrointestinal autoimune. A doença é a intolerância ao glúten, proteína presente no trigo e outros grãos como centeio e cevada. A intolerância acontece, porque o sistema imunológico não reconhece esta proteína e entende que precisa se defender dela. Além do desconforto, essa resposta pode causar danos de longo prazo ao revestimento do intestino, impedindo a absorção de vários nutrientes valiosos presentes em sua alimentação.
Se acontece no intestino, por que ela afeta a boca?
Esta ação exacerbada do sistema imunológico, não afeta apenas o intestino, mas pode afetar outros tecidos moles, como a cavidade oral (boca). Ainda não se sabe exatamente por quais mecanismos a doença celíaca apresenta esses sintomas bucais, mas acredita-se que está relacionada a baixos níveis séricos de ferro, ácido fólico e vitamina B12 devido à má absorção em pacientes com doença celíaca não tratada.
Essas deficiências nutricionais levam a vários sintomas bucais, que podem auxiliar no diagnóstico da doença celíaca. Entre eles temos, defeitos no esmalte dentário e as aftas.
Úlceras aftosas ou mais conhecidas como aftas, são recorrentes nesta condição e fornecem pistas para o diagnóstico quando o paciente não apresenta outras alterações gastrointestinais.
As aftas não possuem uma característica particular da doença celíaca e ocorrem em pacientes por uma série de motivos e, normalmente, de modo aleatório. Elas surgem em diferentes formas e podem durar de uma semana a vários meses.
Para diferenciar a afta da doença celíaca de outra causa, é necessário levar em consideração outras possíveis alterações:
- Aftas esbranquiçadas na língua e nas bochechas.
- Defeitos visíveis no esmalte do dente.
- A presença de outros sintomas de doença celíaca, como erupções cutâneas, dores de cabeça, inchaço, diarreia e fadiga.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento dessas aftas, envolvem cessar a causa do problema: a doença celíaca.
Os sintomas da doença celíaca geralmente diminuem durante o tratamento da doença em si. O primeiro passo para lidar com o problema é eliminar o glúten, que é a causa principal. Se a doença for diagnosticada precocemente, a terapia nutricional costuma ser suficiente para auxiliar na recuperação, embora esse processo possa levar pelo menos seis meses. Em alguns casos, porém, pacientes que têm a doença celíaca ao longo da vida podem precisar receber nutrientes intravenosos para compensar as deficiências e reparar os danos intestinais.
É importante, que assim que o paciente perceba as primeiras alterações e sintomas, procure um especialista para que receba o diagnóstico correto e o melhor tratamento para a fase da doença.
▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico
Fonte: RASHID, Mohsin et al. Oral manifestations of celiac disease: a clinical guide for dentists. J Can Dent Assoc, v. 77, n. b39, p. 1-6, 2011.
Aftas e Doença Celíaca: como reconhecer e tratar. Disponível em: https://www.colgate.com.br/oral-health/gastrointestinal-disorders/celiac-mouth-sores-how-to-recognize-and-manage-them-0715