Uma clínica com atendimento humanizado, feito para cuidar da sua saúde e de sua família.

17 3214-4246
Rua Angeolino Caseli, 389
Vila Redentora
São José do Rio Preto – SP

Recent Posts
Image Alt

Endorp

Conheça os tipos mais comuns de pólipos intestinais

Os pólipos intestinais são alterações causadas pelo crescimento anormal do revestimento do intestino grosso, denominado de mucosa, nas regiões do cólon e reto. Essa alteração é muito comum no intestino, ocorrendo entre 15 a 20%, segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, entretanto é importante a remoção desses pólipos com a finalidade de se prevenir o câncer.

Apesar de muitos pólipos de cólon serem inofensivos, alguns podem evoluir para o câncer. Certos pólipos intestinais são mais susceptíveis de se tornarem cancerosos. Se assim o fizerem, podem levar muitos anos para que resultem em câncer de cólon.

COMO SURGEM OS PÓLIPOS?

Essas alterações surgem devido às eventuais mutações no material genético que modificam o comportamento das células que constituem a mucosa. Tais mutações podem surgir ao longo da vida. Estudos concluíram que a idade de maior risco para o surgimento dessas mutações se inicia após os 50 anos. Entretanto, um maior risco de mutações pode ser transmitido na família (hereditário) o que explica a importância de se pesquisar a história familiar ao analisar o risco de ter a doença.

TODOS OS PÓLIPOS DEVEM SER REMOVIDOS?

Todos eles devem ser removidos quando encontrados no exame endoscópico e enviados posteriormente para análise do médico patologista (exame histopatológico). A imensa maioria dos pólipos é removida através da colonoscopia, exame que permite a utilização de instrumentos delicados e especiais. Contudo, a localização e as características de alguns pólipos podem exigir sua remoção através de cirurgia. 

TIPOS DE PÓLIPOS 

Os pólipos podem formar-se em diferentes formas. Alguns termos para se referir aos seus formatos são planos (ou sésseis), tubulares ou com formato de cordão delgado, também conhecido como pedúnculo. Confira a seguir os principais tipos:

  • Adenomas tubulares

Os adenomas têm tipicamente três padrões de desenvolvimento: tubular, viloso, e tubuloviloso.

Os tubulares são o tipo mais comum de pólipos de cólon. São geralmente responsáveis por 80% de todos os pólipos adenomatosos. Os adenomas tubulares são tipicamente pequenos pólipos pedunculados, de tamanho inferior à meia polegada. Têm geralmente uma forma tubular ou arredondada.

Os adenomas tubulares geralmente levam anos para se formar. Tipicamente, quanto maior for o pólipo, maior é o risco de se tornar canceroso.

  • Adenomas vilosos

Os adenomas vilosos são geralmente pólipos em forma de dedo ou em forma de folha e crescem em um aspecto de “couve-flor”. Os adenomas vilosos são mais susceptíveis de se tornarem cancerosos. São responsáveis por 5-15% de todos os pólipos adenomatosos.

  • Adenomas tubulovilosos

Alguns pólipos contêm uma mistura de crescimento tubular e viloso, ou seja, tubuloviloso. Possuem normalmente 25-75% de características de vilosidades, e representam cerca de 5-15% de todos os pólipos adenomatosos.

  • Adenomas serrilhados

Esses pólipos contêm tecidos com um aspecto de “dente de serra”. Existem dois tipos: adenomas serrilhados sésseis e adenomas serrilhados tradicionais.

A maioria dos adenomas serrilhados são sésseis e assemelham-se a pequenas saliências em relevo.

Os pólipos serrilhados sésseis tendem a transportar um baixo risco de se tornarem cancerosos desde que não contenham grandes alterações celulares. Os adenomas serrilhados tradicionais, ou não serrilhados, são mais raros e tipicamente pedunculados. Carregam um risco elevado de se tornarem cancerígenos.

Se você busca por informações e exames endoscópicos de profissionais com alta capacitação, respaldo científico e atendimento humanizado, a Endorp é a clínica certa para você. Em caso de dúvidas, entre em contato ou agende o seu exame.

Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Post a Comment