Cisto no pâncreas: conheça todos os tipos!
Os cistos pancreáticos são pequenas “bolhas” preenchidas com um líquido que podem ser encontradas em qualquer parte do pâncreas. O pâncreas é um órgão muito importante, tanto para a digestão, pois secreta enzimas que auxiliam na digestão de carboidratos e proteínas, mas também na secreção de hormônios, como a insulina, que tem um papel muito importante no controle do nosso metabolismo.
Normalmente, essas lesões são encontradas durante a avaliação de pacientes com dor abdominal ou com pancreatite, mas também acidentalmente, quando são feitos outros exames abdominais.
Vamos conhecer mais sobre essas alterações pancreáticas?
É normal que nos assustamos quando são encontrados cistos em exames que realizamos. Em alguns casos eles podem ser apenas achados, que não requerem nenhum desdobramento, mas em outros podem indicar algo mais sério. O importante é sempre ter um acompanhamento médico quando cistos são diagnosticados.
Apesar da maioria dos cistos encontrados no pâncreas serem benignos, alguns podem necessitar de cirurgia para retirada, como nos casos dos cistos malignos.
Sintomas e quando procurar ajuda médica
Muitos cistos não apresentam sintomas e por isso são descobertos acidentalmente, mas algumas pessoas podem apresentar desconfortos, como: dor abdominal, perda de peso, dor lombar, icterícia, pancreatite, massa abdominal
palpável e estufamento após a refeição.
Existem alguns tipos de cistos pancreáticos, são eles:
Cistoadenoma Serosos (SCA): caracterizam-se por se apresentarem em grande quantidade. São cistos benignos, sem potencial de malignização. Costumam aparecer mais em indivíduos do sexo feminino.
Neoplasias Císticas Mucinosas (MCN): são considerados benignos, porém, com possibilidade maligna. Em sua maioria, não apresenta sintomas. Quando evoluem para sua forma maligna, causam icterícia (cor amarelada na pele e olhos) e perda de peso repentina.
Neoplasia Intraductal Mucinosa: lesões pré-malignas, originadas no ducto pancreático. Afetam homens e mulheres de igual forma. Alguns não apresentam sintomas, enquanto outros podem lembrar episódios de uma pancreatite aguda.
Diagnóstico e tratamento
Os exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, auxiliam a identificar o tipo do cisto. De acordo com esse resultado, o médico direciona qual o procedimento a ser feito: drenagem do cisto ou procedimento cirúrgico. É essencial realizar um acompanhamento regular com seu médico para monitorar esses cistos e tomar as medidas necessárias.
Prevenção e cuidados com o pâncreas
Manter um estilo de vida saudável, evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, e ter uma alimentação equilibrada são algumas das medidas que podem ajudar a manter a saúde do pâncreas. O acompanhamento médico regular também é fundamental para a detecção precoce de qualquer anomalia.
▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico
Fonte:
Mayo Clinic. Pancreatic cysts. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/pancreatic-cysts/symptoms-causes/syc-20375993.
Buch, Marco; Bonini, Lubia; Aparicio, Dayse P. S; Artifon, Everson L. A. Lesões císticas do pâncreas. GED gastroenterol. endosc. dig ; 32(4): 111-119, out.-dez. 2013.