Baixo consumo de vitamina D pode aumentar os riscos de câncer colorretal precoce, veja o que diz esse novo estudo
Março é o mês da campanha “Março Azul Marinho” e nós, da comunidade médica, precisamos estar atualizados para auxiliar na conscientização e prevenção ao câncer colorretal (CCR)!
Um estudo recente publicado na Gastroenterology indica que baixo consumo de Vitamina D pode aumentar os riscos de câncer colorretal precoce. Confira a seguir!
O PAPEL DA VITAMINA D E OS FATORES DE RISCO
Apesar de a incidência do CCR ter diminuído nos últimos anos, o diagnóstico em pessoas com menos de 50 anos tem aumentado (chamado de câncer colorretal precoce – CCRP).
Mudanças no estilo de vida e no padrão alimentar têm sido consideradas fatores de risco para o CCRP. Por exemplo, nos últimos anos, houve uma redução no consumo de alimentos com Vitamina D e isso pode estar associado ao aumento de casos de CCRP.
Com o objetivo de encontrar medidas de prevenção para esse tipo de câncer, o estudo avaliou se o consumo de Vitamina D está associado ao risco de CCRP e seus precursores (adenoma e pólipos).
METODOLOGIA DO ESTUDO
Para isso os pesquisadores utilizaram dados de um estudo com 116.429 enfermeiras com idade entre 25 – 42 anos. As informações foram adquiridas de questionários respondidos pelas enfermeiras sobre seu estilo de vida, informações médicas e de consumo alimentar (Questionário Semiquantitativo de Frequência Alimentar – QSFA).
A partir do QSFA, os pesquisadores calcularam a ingestão total de Vitamina D somando o consumo dietético e o suplementar. Em seguida, dividiram as participantes em grupos de acordo com esse valor e avaliaram a associação entre a ingestão total de Vitamina D e o risco de desenvolvimento de CCRP, adenoma ou pólipos.
RESULTADOS
Os pesquisadores identificaram que a maior ingestão total de Vitamina D foi associada ao menor risco de CCRP, adenoma e pólipo. Essa redução de risco foi mais relacionada à Vitamina D ingerida de alimentos do que a partir da suplementação.
Confira o artigo na íntegra CLICANDO AQUI.
CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES
Embora esse artigo seja bem completo, ele apresenta uma limitação em relação a diversidade do grupo avaliado. Porém, é de grande importância para nós. Se os resultados forem confirmados por outros estudos, permitirá a recomendação de Vitamina D para prevenção de CCRP e seus precursores.
Além disso, esse estudo reforça a importância do consumo adequado de Vitamina D para um bom estado de saúde.
Você procura atualizações em Endoscopia com respaldo científico e atendimento humanizado por profissionais com alta capacitação? A Endorp é a clínica certa para você! Em caso de dúvidas, entre em contato.
Endorp Endoscopia&Diagnóstico
–
Fonte: KIM, Hanseul et al. Total vitamin D intake and risks of early-onset colorectal cancer and precursors. Gastroenterology, v. 161, n. 4, p. 1208-1217. e9, 2021.