
5 mitos e verdades sobre balão gástrico que você precisa saber!
O balão gástrico é uma ótima opção não cirúrgica para a perda de peso.
O balão gástrico ou também chamado de intragástrico é uma ótima opção não cirúrgica que promove a perda de peso através do aumento da saciedade, mesmo em pequenas refeições.
As dúvidas sobre o balão gástrico são muito comuns e há também muitas informações erradas que chegam até os pacientes. No blog de hoje, vamos esclarecer alguns mitos e verdades, que podem te auxiliar na hora de decidir sobre o balão gástrico.
“Dr., o balão gástrico pode ser usado por qualquer um?”
Normalmente, o balão gástrico é indicado para pacientes com IMC (índice de massa corporal) acima de 27 (sobrepeso), ou acima de 30 (obesidade) e para pacientes que já tentaram outras opções de perda de peso. Ele também é uma ferramenta utilizada para perder peso antes da cirurgia bariátrica, pois ajuda a perder de 15 a 20% do peso, reduzindo os riscos cirúrgicos.
Mas sempre orientamos, independente do método, que a decisão seja feita em conjunto com um médico especialista. Ele conseguirá avaliar cada caso e indicar o melhor método para perda de peso.
“Dr., dói muito colocar o balão intragástrico?”
Essa é uma dúvida muito comum e assusta muitos pacientes, mas a colocação do balão gástrico é indolor. É muito semelhante a um exame de endoscopia, onde o paciente recebe uma sedação e o balão gástrico é introduzido no estômago com a ajuda de um endoscópio. Vale lembrar, que o balão é introduzido vazio e somente após o balão é inflado com soro fisiológico.
“Dr., eu posso me alimentar normalmente após a inserção do balão?”
Ressaltamos que cada tratamento é único e é importante seguir a recomendação do médico e nutricionista. Após a inserção do balão, é importante manter uma dieta líquida até que seja feita uma transição para alimentos sólidos.
“Dr., é verdade que o uso do balão gástrico pode diminuir o risco de outras doenças?”
Sim, esse é um dos grandes benefícios do balão gástrico. Sabemos que o ganho de peso está relacionado ao desenvolvimento de outras doenças, como as que afetam o coração e o diabetes do tipo 2. Por isso, a perda de peso ocasionada pelo balão pode auxiliar na prevenção do desenvolvimento dessas doenças e até mesmo no tratamento.
Leia mais em: Entenda como o balão intragástrico é aliado dos pacientes com diabetes.
“Dr., o balão gástrico pode ser retirado a qualquer momento?”
Sim, por ser um método não invasivo facilita na retirada do balão caso você não se adapte. O tempo de permanência do balão é de 6 a 12 meses. No caso do balão gástrico Spatz, ele permite ajustes conforme o paciente perde peso, o que traz mais resultados para o paciente quando comparado com balões que não são ajustáveis.
Da mesma forma que foi introduzido, o balão é retirado. Primeiramente, é retirado líquido, e em seguida o balão. Nesse caso é feita uma anestesia geral, para proteger as estruturas respiratórias.
Hoje conversamos sobre várias dúvidas sobre o balão gástrico e podemos ver como é benéfico para o paciente. Se você ficou interessado ou possui outras dúvidas, marque uma consulta com um de nossos especialistas na Clínica Endorp.
▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico
Fonte:
Intragastric balloon – Mayo Clinic. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/intragastric-balloon/about/pac-20394435>
Canal Spatz. Disponível em: https://canalspatz.com.br/ .
ELHADIDY, A. A.; MASHAL, S. The impact of intra gastric balloon as a treatment of obesity on pre-diabetes in obese persons. v. 57, n. 1, p. 110–112, 1 jan. 2021.